top of page
fundo-riscado-abstrato-com-um-efeito-do-grunge.jpg
logo.png
  • Foto do escritorSónia Castro

5 motivos pelos quais a tua dieta não está a resultar

Atualizado: 1 de abr. de 2023


“Não consigo perder peso!” Este desabafo é-te familiar? A culpa é tua? Estás a fazer alguma coisa de mal? Escolheste um plano errado? Nasceste para ter excesso de peso? A resposta mais provável a estas perguntas é “não”, e vou explicar-te porquê. Anda daí!



A tua dieta não está a resultar – O segredo que não é um segredo

A resposta é a mais simples que possas imaginar, mas é também a mais complexa com que te podes confrontar.

Para perder peso, é precioso encontrar o equilíbrio certo de energia. Tens de gastar mais calorias do que aquelas que consomes. Simples, não? Por acaso até não. É bem difícil conseguir acertar nesta fórmula, porque existem muitos fatores que afetam o input e o output calórico. Vamos debruçar-nos sobre algumas.


1. Fome

Esta é a razão mais óbvia, mas podes contorná-la. Como? Opta por alimentos ricos em fibra e planeia refeições com foco em proteína. Terás maior sensação de saciedade e menor probabilidade de sentir fome.


2. Tédio

Quando precisamos de nos distrair, muitas vezes voltamo-nos para a comida. O que fazer? Decisões inteligentes: opta por distrair-te com outras coisas (uma caminhada, um chá com um amigo) e elimina o teu acesso a comida nas alturas em que sabes que te vai apetecer.


3. Fatores físicos

Alguns quadros clínicos, como, por exemplo, os que afetam a tiroide, podem influenciar o teu gasto calórico diário. A idade e a genética também interferem na quantidade de calorias que consegues queimar. Fala com o teu médico sobre os fatores que estão a afetar o teu metabolismo.


4. O teu emprego

Se tens um emprego sedentário, o teu gasto calórico diário vai ser diminuto. Não vou sugerir que mudes de emprego para perder peso, mas podes, por exemplo, usar as escadas em vez do elevador, fazer as pausas em pé em vez de continuares a estar sentado ou caminhar quando fores tomar café à hora de almoço.


5. Dietas impulsivas

Retira já a palavra dieta do teu dicionário. Porquê? Porque é uma palavra com uma conotação negativa, restritiva e punitiva. Além disso, os teus hábitos alimentares não devem ter um princípio e um fim. Deves mudar o teu estilo alimentar para algo que gostes, para o conseguires manter para a vida. E mais importante que manter, apreciar.


---


Estas são apenas algumas dicas que não substituem a consulta de um Personal Trainer qualificado e um Nutricionista.

Se quiseres mudar a tua vida e descobrir a melhor versão de ti próprio, não hesites: estou aqui para te ajudar!


Bons treinos!

140 visualizações0 comentário

© SONIA KASTTRO, 2023

High-End Personal Trainer & Therapist

Todos os direitos reservados

bottom of page